Hoje venho trazer á vocês uma série de artigos com conteúdos sobre o andar dos trabalhos para manter os jogadores atualizados em relação a atual situação do editor, a nova oficina e sobre todos os mods e ativos que estamos desenvolvendo. Isso significa que agora vamos soltar várias informações novas com o passar do tempo, por isso, se você quiser se atualizar sobre o que esta rolando, acesse o blog e siga as redes do @xnucity para saber quando terá novas atualizações.
Neste primeiro momento vamos falar sobre a nova oficina, ou a plataforma de suporte a mods e ativos, a Paradox Mods. Venho acompanhando todos os comentários nos fóruns e grupos, e a maioria dos jogadores estão muito decepcionados pelo fato da oficina Steam não estar mais disponível para o C:S 2, isso é compreensível, pois todos estamos acostumados com aquele sistema há quase 10 anos, e como toda mudança, isso causa dúvidas nos deixando meio apreensivos sobre se a nova plataforma será boa o bastante ou não.
Existe um motivo para que a Paradox tenha decidido ter sua própria oficina, e isso se da ao fato de que as novas ferramentas do editor, inclusive a publicação dos mods e ativos não seriam possíveis na oficina Steam, pois ela não comportaria todas as novas ferramentas necessárias que os criadores precisam para disponibilizar suas criações aos jogadores. Além disso, o novo editor vem totalmente renovado e uma nova plataforma era necessária, por isso a oficina Steam ficaria impossível de utilizar, mas iremos falar sobre o editor em uma outra oportunidade, o foco de hoje é o Paradox Mods.
Sem mais delongas, vou apresentar a vocês agora, todas as telas da nova oficina e explicar como cada uma delas funciona.
Ao abrir a tela do lançador, a opção de acesso ao Paradox Mods estará disponível no menu principal, ao contrário do C:S1, que tinha uma barra lateral com a miniatura dos itens da oficina.
Logo em seguida, aparecerá uma janela informando que os a lista de mods esta sendo atualizada. Isso significa que a oficina vai te mostrar o conteúdo mais recente, como mods novos, atualizados ou os que foram excluídos.
Essa é a janela da Paradox Mods, ela é bem simples e intuitiva, porém, ainda esta limitada as informações básicas. Na tela principal é mostrado a aba "Destaques", onde aparece os itens mais inscritos.
A próxima aba é a "Navegar", nela é onde você consegue acessar todos os mods utilizando filtros e selecionando o que esta procurando de maneira mais prática.
Você filtra o conteúdo que desejar, semelhante ao que tem na Steam hoje.
A próxima aba é a "Playset" ela equivale a "coleção" da Steam, porém, só funciona para mods, onde você pode reuni-los em uma única lista. Por padrão, a oficina PDX tem uma playset chamada Initial playset ou "Playset Inicial". Basicamente ela funciona como uma forma de garantir que seu jogo abra com todos os mods inscritos por você, mesmo que não tenha criado nenhuma coleção e caso você não queira usá-lá, sem problema, é só criar uma coleção nova e reunir tudo dentro dela, assim como eu fiz.
Para criar uma playset, basta clicar em "Criar nova playset"
Você seleciona o nome que quer dar e clica em criar.
Em seguida você clica em adicionar mods e ele irá te direcionar a aba "navegar".
Selecione o mod escolhido e clique em "adicionar a playset ativa"
Pronto, todos os seus mods estão reunidos em um único local.
A novidade da playset é que ela vem com a função de "Ativar" e para que isso serve? Dependendo do seu estilo de jogo, você pode ter várias playsets configuradas com mods específicos, por exemplo, se você quer construir uma cidade grande sem se preocupar com a gestão de serviços, você cria uma playset com mods que ira eliminar o lixo, os mortos, os doentes e o trânsito de turistas, com isso o foco será na expansão rápida fazendo sua cidade crescer sem problemas.
Porém, você resolver criar algo mais detalhado e realista, então, ao invés se você se desinscrever de todos estes mods, um por um, você apenas desativa a playset e ativa uma configurada com mods pra te judar a construir uma cidade mais realista. Isso é ótimo porque além de economizar tempo, ajuda a melhorar o gerenciamento dos mods.
A última aba é a "Biblioteca" que mostra todos os itens no qual você se inscreveu.
Como vocês viram, ele é bem simples e intuitivo, porém, ainda precisa de algumas melhorias, por isso a Paradox reuniu um grupo de jogadores e criadores, para testar e ajudar a aprimorar mais a ferramenta. Algumas coisas por enquanto ainda não estão disponíveis, como suporte a coleção, tradução de título / descrição e o acesso a oficina atavés de um navegador web, mas pelo progresso que esta tendo até agora a ferramenta será disponibilizada aos jogadores funcionando muito bem, o que é extremamente importante na atual situação.
Eu acesso a ferramenta diariamente, e já fiz várias sugestões de melhorias, entre elas estão:
- Personalização da aba de destaques para mostrar os mais populares por período;
- Limitação de itens por página em vez de rolagem infinita;
- Escala de UI menor para mostrar mais informações na tela;
- Filtragem de itens inscritos;
- Exclusão de itens inscritos em lote;
- Pesquisa personalizada (salvar um perfil de busca).
- Inserir botão "favorito"
- Lista de "favoritos" ou "curtidas".
Uma coisa que preciso registrar aqui, é que tanto a equipe da Paradox quanto da Colossal, estão sendo extremamente gente boa, ouvindo a todos, respondendo nossas sugestões, tirando dúvidas, sem nenhum tipo de problema, inclusive até dentro do grupo, estou tendo o mesmo respeito com os outros jogadores.
Sou um dos três brasileiros lá, e a principio rolou um pé atrás em relação a se eu seria bem recebido ali, mas até agora só tenho boas coisas para dizer tanto das equipes quanto dos membros.
Agora que você conheceu um pouco de como será a oficina da Paradox, utilize o campo de comentários aqui da postagem para você contar suas impressões, o que achou, e também dar sugestões ou fazer críticas. Estou sendo o representante dos BR lá, então pode falar que eu levarei a mensagem!
Abraços NU!
Nenhum comentário